SÃO CHICO DISCUTE PLANO DE APOIO AO BASQUETE ENTRE JOVENS

A garotada de São Chico cobrou e a cidade vai agora analisar a criação de um plano de incentivo aos esportes, com destaque para o basquete. Era um pedido antigo pela criação de um campeonato municipal e de uma quadra para a prática do basquete.

 Para entender melhor o assunto, a repórter Duda Zini conversou com Gustavo, estudante de educação física e praticante de basquete, que conta como o esporte conquistou adeptos entre os adolescentes de São Chico: “Fomos reunindo um pessoal que gostava e acompanhava notícias sobre o basquete. Começamos com oito pessoas e agora já temos mais de vinte. Jogamos nos finais de semana, mas para um esporte que era morto na cidade, já é alguma coisa”.

Gustavo já tem planos para depois que a pandemia de Coronavírus passar: “A ideia mais para frente quando passar ou amenizar a pandemia é nos inscrever em campeonatos amadores da região, e quem sabe um dia ter o nosso próprio”.

Além de não ter um campeonato de basquete na cidade, outra reclamação dos jovens da cidade é a falta de um lugar mais adequado para os treinos que, hoje, acontecem nas casas onde há cesta de basquete ou em pátios de escolas.

Gustavo, há dois anos, estudava em Canela e lembra como o esporte era importante na cidade:  “ O basquete infantil e juvenil era, e ainda é muito forte, o que falta é a criação de um campeonato municipal, algo que incentive o público adulto a jogar, pois tem uns que jogam apenas por diversão”.

Jogadores juvenis de basquete em São Chico

Diante da falta de locais para treinar e jogar partidas de basquete, a repórter  conversou com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Francisco de Paula  (COMDICA), Melissa de Sousa Barbosa , que está preocupada em incentivar as atividades recreativas e esportivas entre os jovens da cidade. Melissa informou que dia 28 de outubro foi apresentado à comunidade o Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Francisco de Paula, aparecendo com ênfase á reivindicação dos jovens numa política direcionada á eles. Desta forma será discutido de forma inter-setorial uma política pública aos jovens.