RECORDE DE MULHERES NA CAMPANHA ELEITORAL DE CANELA

User Rating: Be the first one !

Os quatro principais partidos de Canela inscreveram seis candidatas cada um para as eleições legislativas de novembro na cidade. As mulheres foram quase 40%  da lista total de aspirantes à Câmara de Vereadores apresentada pelos partidos PDT,  Republicanos, MDB e PSDB . Os Progressistas inscreveram três candidatas e demais partidos tem duas ou menos mulheres na campanha para a vereadora.

Este é o maior número de mulheres concorrendo a uma vaga na Câmara de Vereadores em toda a história de Canela. Esta é uma das consequências na nova legislação que entrou em vigor este ano e que proíbe coligações entre partidos nas campanhas para vereador. 

Os grandes partidos superaram a quota mínima de 30% de candidatas estabelecido pela lei para eleições legislativas. Elas passam a ter assim direito a 15% dos fundos eleitorais dos partidos que atingiram a quota mínima.

Apesar das garantias legais, as mulheres ainda enfrentam o machismo dentro dos partidos, em sua esmagadora maioria controlados por homens. No passado, muitos partidos inscreveram mulheres para transformá-las em “candidatas laranja”, que cediam a maioria dos recursos estabelecidos pela lei para colegas do sexo masculino no mesmo partido. 

Veja também

CANDIDATOS IGNORAM A COVID EM CANELA

Quem já viu ou ouviu as lives dos candidatos a prefeito e da maioria dos …