PROJETO SANTA SEDE / CRONICAS CANELENSES

– Escrever crônica é narrar a vida de forma simples a partir da visão e das experiências do autor. Um estilo que apesar de curto, e por causa disto, exige talentos especiais: síntese, humor – bom e mau humor; atualidade – mesmo que trate de experiências passadas, precisa trazê-las para hoje; e, acima de tudo, criatividade. Para colorir os fatos, para falar com sentimentos. Para fazer rir. Para fazer chorar.

A Oficina Santa Sede, modéstia às favas, pretende formar cronistas da turma de Antônio Maria, Paulo Mendes Campos, Arnaldo Jabor, Carlinhos Oliveira, Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony e outros craques. Uma lista tão grande que não caberia nestas linhas. Todos com algo em comum: A mesa de bar. Um exercício literário que, a partir deste universo encantado, chegou para ficar em Canela. A primeira cidade fora da capital a ter este privilégio, desenvolvendo a prática da escrita e estimulando encontros, ainda que virtuais, no momento.

E, afinal, o que seria mais importante do que encontros (consigo próprio, também) neste momento insano de isolamento e solidão provocados por uma pandemia mundial?

O Santa Sede e o Te Liga Canela! iniciam 2021 com esta profícua parceria: as melhores crônicas relacionadas à cidade sendo disponibilizadas, semanalmente, aqui no site.

Em paralelo, o Santa Sede Canela abre inscrições para sua 3ª turma canelense, tendo agora o propósito inédito na serra gaúcha: a publicação de um livro contendo as crônicas dos participantes.

Acompanhe aqui, aprecie as leituras, comente e faça parte da turma de cronistas!

O primeiro texto será publicado nesta sexta feira 15/01/2021.