Os quatro municípios da Região das Hortênsias fizeram uma clara opção por prefeitos conservadores nas eleições municipais do dia 15 de novembro. Nova Petrópolis elegeu o tucano Jorge Darlei Wolf, o Partido Progressista ganhou em Gramado com Nestor Tissot, e em São Francisco de Paula com Marcus Aguzzoli , enquanto Constantino Orsolin, do MDB foi reeleito em Canela.
O resultado das apurações tanto para as prefeituras como para as câmaras de vereadores indica que pouca coisa vai mudar nos quatro municípios porque os partidos e candidatos vencedores mostram-se resistentes a soluções que possam alterar a sólida hegemonia de siglas tradicionais.
CANELA E GRAMADO– Os eleitores das duas cidades preferiram políticos conhecidos e moderados nas eleições municipais de domingo evidenciando o temor dos respectivos eleitores em arriscar mudanças inovadoras. O índice de reeleição nas duas câmaras de vereadores foi alto (Canela com 54,6% e Gramado com 55,5%), indicando uma forte tendência ao continuísmo legislativo.
A principal diferença é que em Canela, o MDB fez a maioria de cinco vereadores e não elegeu nenhum candidato do Partido Progressista (PP), enquanto em Gramado os Progressistas elegeram quatro vereadores, a maior bancada do município, e o MDB três. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) fez vereadores em Canela e não elegeu ninguém para o legislativo gramadense, enquanto o PSDB terá dois representantes na Câmara de Canela e um em Gramado. O Republicanos terá uma vereadora em Canela e o professor Daniel, reeleito, continuará sendo o único membro do PT na Câmara de Gramado.
No pleito eleitoral de Canela, os números apurados evidenciaram que o medo da pandemia de COVID-19 e o desalento com a política fez com que 33% (10.897 eleitores) do eleitorado canelense votassem branco, nulo e não votassem. Os que não participaram das eleições representaram o percentual de 27%(9.188 eleitores) dos eleitores de Canela, já os que anularam e votaram em branco, somaram 7,18% (1.709 eleitores) do eleitores.
Muito provavelmente a pandemia afastou das urnas especialmente idosos (grupo de risco da covid-19) e os mais pobres, que historicamente têm taxas maiores de abstenção, naturalmente candidatos que tinham apoio maior desses segmentos perderam mais votos com a abstenção.
O resultado do pleito municipal indica que o conservadorismo será a principal tônica das administrações municipais durante o ano de 2021, um ano que muitos economistas preveem muito difícil do ponto de vista econômico. Isto vai colocar eleitores e recém eleitos, ou reeleitos, diante da necessidade de enfrentar a crise com soluções inovadoras ou escolher mais do mesmo, esperando por um milagre.
SÃO CHICO – Na prefeitura, a reeleição do prefeito Marcos Aguzzoli (PP) e o vice prefeito Thiago Teixeira (PDT) aconteceu com 7.266 votos pela Coligação São Chico Pode Mais, formada pelos partidos PSB, DEM, MDB,PDT, PSL, PSD, PP e Republicanos. Na Câmara de Vereadores serão nove vereadores homens que assumirão o legislativo: 1 do DEM, 3 do PP, 1 do PTB, 2 do PDT e 1 do PT. Nenhuma representante mulher e nenhum representante negro.
A Coligação mantém a hegemonia no legislativo. Em outras palavras: nada de diversidade na política serrana.
Na live em redes sociais, logo após a apuração dos votos (noite de 15/11), o prefeito Marcos Aguzzoli afirmou que “- Independente de quem votou em nós ou não, nós vamos governar para todos, pensando no que é melhor para São Chico. Não somos mais a cidade do coitadismo, do nada pode. Nós sempre dissemos que São Chico podia mais. E agora nós temos a responsabilidade de fazer um governo ainda melhor, pois sabemos que ainda há muito a ser feito. Nosso compromisso de dar dignidade para todas as famílias só aumentou”.
NOVA PETROPOLIS – O Partido Progressista, atualmente no controle da prefeitura local, cederá o poder local para o Partido Social Democrata (PSDB) , a sigla do candidato vencedor Jorge Darlei Wolf, eleito com 46,6% dos votos, numa coligação do o MDB.
Na câmara de vereadores, contrariando a tendência dos demais municípios da Região das Hortênsias, houve uma marcada diversificação de siglas. MDB e PSDB elegeram dois vereadores cada, ao passo que PSB, PP, Republicanos, PDT e Patriotas estarão representados por um vereador cada.