CANELA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo assistencial do SUS que leva serviços de saúde à comunidade por meio de equipes de profissionais lotados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas estrategicamente no município. As ações que estas equipes desenvolvem a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população são denominadas como atenção primária de saúde, ou seja, são procedimentos disponibilizados aos usuários através de consultas, vacinas, radiografias, exames de rotina, orientações,campanhas educacionais, etc.

O programa estratégia saúde da família é na verdade a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde municipal, o mais importante instrumento de acesso aos serviços de saúde à população vulnerável do ponto de vista sociosanitário.

Segundo a vigilância epidemiológica do município de Canela, no ano de 2019 foram realizados 29.725 atendimentos domiciliares através do programa, dividido em apenas seis equipes multidisciplinares. Ocorre que, apesar dos esforços das equipes, os indicadores de acesso à atenção primária de saúde do município apresentam números preocupantes. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o acesso a saúde preventiva à população vem caindo anualmente em Canela. Em 2011 o programa alcançava 52,77% da população, mas em 2020 este percentual foi reduzido ao patamar de 46% de atendimento à população. Em relação o atendimento por agentes comunitários de saúde, o mesmo caiu de 49,84% em 2011 para 31,02% em 2019, revelando uma redução drástica em atendimentos domiciliares.

A vacinação da população canelense para o COVID-19 vai exigir da Prefeitura de Canela um plano altamente qualificado e organizado para imunizar os seus 45 mil habitantes. A fim de inverter a lógica de negligência do programa de acesso a saúde básica, conforme demonstram os indicadores, a secretaria de saúde do município precisará dobrar os números absolutos de atendimentos à população, além disso, será necessário ampliar o mais breve os investimentos à Estratégia da Saúde da Família. Como já mencionado, o plano de vacinação precisa ser muito bem elaborado, a fim de assegurar com eficácia a imunização, evitando uma corrida desorganizada da população por meio de filas nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital de Caridade.

Diante dos boletins de expedientes sobre o COVID-19 e dos indicadores sobre atenção básica de saúde em Canela, fica evidente que a Secretaria Municipal de Saúde mais do que nunca, precisará de inovação nos modos de operação e radicalização da lógica de assistência ao acesso de saúde comunitária. A partir destas reflexões, pode-se concluir que o programa da Estratégia Saúde da Família vai exercer um papel fundamental na rede de atenção à vacinação da população e não pode ficar à parte.

Fontes:

https://url.gratis/12WLs
https://url.gratis/BLd98
https://url.gratis/pLDMB

Veja também

CÂMARA E PREFEITURA TROCAM PAPÉIS EM CANELA

A análise do desempenho de 12 vereadores de Canela ao longo dos últimos quatro anos …