CANELA TEM RITMO MENOR NA MEDIA MENSAL DE MORTES POR COVID-19

Canela foi o único município da Região das Hortênsias que registrou uma queda na frequência dos casos morte por Covid 19 entre 1º de junho e 1º de dezembro. Nos primeiros três meses do monitoramento (junho, julho e agosto) Canela passou de um caso de óbito em 1º de junho para 17 novos casos em 1º de setembro. Já do início de setembro até 1º de dezembro ocorreram 13 novas mortes por Covid 19, menos quatro óbitos do que nos três meses anteriores, segundo dados coletados pelo jornal Integração com base em informes das secretarias de saúde dos quatro municípios. 

Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula registraram mais mortes no segundo período do monitoramento, do que no primeiro. Gramado teve 11 mortes por Covid 19 de 1º de junho a 1º de setembro, e 25 mortes nos três meses seguintes. Nova Petrópolis teve respectivamente 1 morte no primeiro período e uma no segundo, enquanto e São Chico não apresentou variação (três óbitos em ambos os períodos de três meses). Em termos percentuais, Canela registrou uma redução de 23,5% no número de vidas perdidas para o Coronavírus entre 1º de setembro e 1º de dezembro, enquanto Gramado teve um aumento de 127,2% de óbitos no mesmo período. Veja os números na tabela abaixo:

Ainda em termos percentuais, o aumento nos casos de mortes no trimestre junho, julho, agosto em Canela chegou a assustadores 1.600%, caindo posteriormente para apenas 23% entre setembro, outubro e novembro. Neste mesmo período, em Gramado, o crescimento no número de óbitos chegou a 127,2%.

Nos casos de doentes que testaram positivo para o Coronavírus, manteve-se a mesma relação entre Canela e Gramado. Canela apresentou mais casos no início de junho, mas depois foi decrescendo, enquanto Gramado, que tinha menos contaminados no início do monitoramento, apresentou depois um crescimento acelerado até 1º de setembro, mantendo o ritmo de intensificação da contaminação até primeiro de dezembro. Nova Petrópolis registrou mais casos confirmados que São Francisco , como mostra a tabela a seguir:

Veja também

CÂMARA E PREFEITURA TROCAM PAPÉIS EM CANELA

A análise do desempenho de 12 vereadores de Canela ao longo dos últimos quatro anos …